Aromaterapia, uma introdução: uso e segurança dos óleos essenciais


Em parceria com o Jaci Ateliê (@jaciatelie) e sua criadora Bianca Lanu, Terapeuta Integrativa à frente da marca, fizemos uma colaboração para criação de conteúdo. A ideia é que possamos introduzir nossos clientes e leitores ao uso seguro dos óleos essenciais, visto que nossos difusores pessoais são um convite à Aromaterapia.
O Jaci Ateliê é uma marca que une ferramentas naturais ao autocuidado e Bianca é expert no assunto! Esperamos que gostem das informações valiosíssimas que ela traz para nós no texto a seguir.

O que é a Aromaterapia e seus principais usos

A Aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza os óleos essenciais como ativos, atuando  no emocional do ser humano e também como insumos para cosméticos e farmacológicos. Os óleos essenciais estão presentes nas plantase aromáticas, em seus frutos, cascas - especialmente dos cítricos - flores, folhas, caules e raízes, sendo extraídos em destilação por arraste à vapor, dentre outras técnicas, como a prensagem. São  produtos puros e naturais.

 História da Aromaterapia 

As plantas estão presentes há séculos como elementos curativos, mesmo assim, a Aromaterapia é recente. Desde o Antigo Egito há indícios de cosméticos com insumos vegetais até o surgimento dos perfumes e das destilações. Em 1928, Gattefossé cunha o termo "Aromaterapia", na França, onde trabalhava para a indústria da perfumaria.

Atualmente, no Brasil, a Aromaterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em saúde, no SUS, com o objetivo de prevenir e tratar doenças crônicas. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares instituiu 29 experiências na atenção básica de cuidado integral à população tendo como respaldo a OMS.

 Como funciona a Aromaterapia?

Através do olfato, as moléculas aromáticas presentes nas plantas entram em contato com o corpo estimulando o nervo olfatório, que com uma descarga elétrica desencadeia uma resposta no sistema límbico. Nesse sistema, residem nossas memórias olfativas e suas conexões.
A absorção dos óleos essenciais também acontece em várias partes do corpo por conta dos quimiotipos e não somente pelo sistema respiratório.  A Aromaterapia atua em diferentes campos, sendo eles: psíquico, emocional, energético e vibracional, além do físico. 

Como usar óleos essenciais com segurança?

Os óleos essenciais são derivados naturais, porém possuem restrições, não sendo seguros para qualquer aplicação nem usados puros, mas diluídos, com exceção da Lavanda e do Tea tree. O uso externo pode ser através da via inalatória, em difusores pessoais, com 1 a 2 gotas e, também, em difusores para ambientes ou sprays aromáticos. Em aplicação tópica, cutânea, diluído em carreadores como óleos graxos, cremes, géis, de 1 a 3%.

Quais são as restrições no uso dos óleos essenciais? 

Os óleos essenciais possuem múltiplas possibilidades de ação natural, porém com restrições. Existem grupos sensíveis, como idosos, gestantes, lactantes, bebês, crianças, pessoas fragilizadas e animais. Além disso, temos que ter atenção para reações adversas, alergias, sensibilização, bem como interações medicamentosas. O uso interno não é recomendado, cabendo a médicos e Aromaterapeutas experientes esse tipo de indicação. Nunca utilize um óleo essencial puro e caso tenha dúvidas, busque a supervisão de um Aromaterapeuta ou profissional qualificado.

Texto por Bianca Lanu - Terapeuta Integrativa - @jaciatelie

Deixe um comentário


Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados