A primeira vez que vi um Lobo Guará foi na Serra do Caraça, em Minas Gerais, aos dez anos de idade. Este foi um momento da minha vida do qual nunca esqueci, pois ver um animal selvagem tão de perto pela primeira vez me marcou para sempre.
Os Lobos de lá da Serra do Caraça costumavam ser alimentados por um padre todo início de noite e os visitantes podiam assim admirar os animais de maneira tão próxima. Retornei à Serra do Caraça cerca de 15 anos depois e mais uma vez pude ter esse encontro com os lobos, só que desta vez acompanhada da minha filha e amigas.
Com sua pelagem avermelhada, patas compridas e orelhas avantajadas, o canídeo endêmico da América Latina é o único integrante do gênero Chrysocyon. Um animal único e que infelizmente, está ameaçado de extinção e vem sofrendo amplamente com a expansão agrícola e áreas preservadas e crescimento urbano desenfreado.
Guará, em línguas de origem indígena, significa fogo.
O Lobo Brasileiro
O Lobo Guará é um animal tímido e solitário, geralmente caça sozinho ou em par e necessita de grandes áreas para sobreviver.
Habitante dos campos e cerrados, o Lobo caça pequenos animais e também se alimenta de frutas, como a lobeira. Por causa desta dieta variada, a espécie exerce uma importante função ecológica no controle da população de roedores e dispersão de sementes nos ambientes onde vive. Alguns pesquisadores chegam até mesmo a chamar o lobo-guará de “o guardião do Cerrado”.
A Fruta do Lobo e a Flor da Lobeira também ilustram essa coleção.
A fruta do lobo, conhecida como lobeira ou fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum), compõe 50% da dieta do animal, sendo da mesma família dos tomates e do jiló, com gosto e odor bastante peculiares.
O fruto da lobeira age como um vermífugo natural para o animal e a dispersão de suas sementes favorece a conservação do bioma onde o lobo transita.
Tendo o Cerrado como seu principal habitat, encontrei no Guará e no seu modo de vida a inspiração perfeita para a nova Coleção da Zilah Joias e Sutilezas. Um lobo calmo, forte e persistente.
A inspiração do Cerrado já esteve presente de diversas maneiras nas minhas criações. Suas plantas, animais, as cores, as características únicas, as serras, a amplitude e a história milenar destas áreas que geologicamente, abrigam os tesouros mais antigos e as fontes de água mais importantes do Brasil.
Apoio a projetos de preservação da espécie
Preservar espécies é também preservar os biomas brasileiros, hoje em dia dilacerados pela política ambiental atual (ou falta dela).
Os metais utilizados na confecção das peças são reciclados ou de origem certificada, que garantem a compensação ambiental. Não utilizamos produtos de origem animal em nenhuma etapa da nossa produção.
Criando e me inspirando na natureza, espero sempre colaborar para um mundo onde todos os seres vivos sejam respeitados.
Ao adquirir uma peça da Coleção Guará, você apoia projetos de conservação da espécie e também ajuda a espalhar um pedacinho da beleza desse animal mundo afora.
@soueupequi - uma lobinha encontrada com seus irmãos com apenas 30 dias de vida e a mãe atropelada. Pequi está em processo de reabilitação para viver livre na natureza. Pequi é apaixonante!
@amigodolobo - Um projeto de educomunicação do Instituto Pró Carnívoros para a sensibilização e da Sociedade e melhora de relações com o Lobo Guará.
Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor o Lobo Guará e que também se apaixonem, assim como já me apaixonei!
Com carinho,
Zilah
P.s.: Não consegui encontrar o autor da primeira imagem do post. Caso conheça a fonte desta imagem, deixe nos comentários, por favor. Será um prazer creditar.
Deixe um comentário