Quem somos e Por que somos

Joias Quem Somos

A Zilah Joias & Sutilezas nasceu de um caminho bonito, trilhado entre Minas Gerais e Rio de Janeiro em meio a histórias de família, agulhas, linhas, tintas, palavras, experimentos, curiosidade e muito afeto.

Zilah na sua varanda desenhando

Eu sou a Zilah, fundadora da marca e também quem cria e produz as joias que você vê por aqui.

É inevitável contar como cheguei até aqui sem relembrar as longas conversas com minha avó Zenaide no quintal da nossa casa em Nova Lima, no interior de Minas Gerais, onde cresci e morei por quase 30 anos. Me lembro bem dela contando como na roça se fazia de tudo, até mesmo as bonecas de palha de milho que eram seu brinquedo favorito. 

Aprendi a bordar com a minha mãe quando tinha 7 anos de idade e sempre fui muito curiosa a respeito de tudo que era feito à mão, desde cedo comprava peças para desfazer e remontar tentando entender como eram feitas.

Mariana usa o brinco Flor do Sertão

Me tornei mãe ainda na adolescência e uma das lembranças felizes que tenho dessa época é de quando bordei parte do enxoval da minha filha. De lá pra cá, segui tendo breves contatos com o trabalho manual, como em 2009 quando criei minha primeira marca, a Tsuru Coisa & Tal. Nessa época, fazia dobraduras de origami e transformava em móbiles, penduricalhos, cortinas e chaveiros. A aventura não durou muito tempo, pois havia acabado de me formar na faculdade e buscava um emprego fixo (que acabei encontrando) até que em 2012 fui fisgada novamente e de vez pelo trabalho manual.

Com meu primeiro blog, o Das Coisinhas (Dona das Coisinhas), entrei de cabeça no mundo virtual e descobri que era possível fazer as coisas que gostava e ainda incentivar muita gente. Do blog, veio a Toda Coisinha, meu primeiro negócio de sucesso que nasceu em novembro de 2013 e que quando completou 5 anos, em novembro de 2018, deu lugar à  Zilah Joias & Sutilezas.

Desde 2012 experimentei muitas técnicas manuais. Aprendi a costurar com a Graça - a máquina de costura pintada de azul e vermelho - , modelar miniaturas, pintar, montar acessórios, aprendi a empreender e sigo aprendendo muito a cada dia.

No ano de 2016, um ano após me mudar para o Rio de Janeiro, a curiosidade e a vontade de aprender me levaram até a ourivesaria, que acabou virando minha paixão e também virando minha vida e meu pequeno negócio de ponta cabeça.

serra de ourives na prataAntes disso, nunca havia me imaginado como ourives ou como uma pessoa que cria e produz joias artesanais.

Porém, sempre me imaginei fazendo algo que começasse por transformar a minha vida e trouxesse uma perspectiva de transformação para o futuro, de fazer com que as pessoas se sentissem importantes ao usar ou presentear com um algo feito de coração. As joias aqui são tratadas como objetos de afeto eterno, muito além de moda que muda de acordo com as estações.

Por Que Somos

Desejamos que laços de auto carinho, laços pessoais e interpessoais sejam fortalecidos, criando belas histórias, ajudando a criar pequenas revoluções afetivas por meio das joias. Unindo, fortalecendo e acarinhando almas.

A Zilah Joias & Sutilezas se sustenta nos pilares da ética, da criatividade, do amor, da responsabilidade, do feminino, da simplicidade, da empatia e da valorização e do melhor uso daquilo que temos em mãos. Isso inclui os recursos disponíveis, o nosso conhecimento e a vontade de fazer sempre o melhor.

Alem disso, criar e produzir joias com uma proposta sustentável é uma de nossos objetivos, afinal aqui quase não há resíduos de produção e reciclamos 100% dos metais excedentes. Nossas embalagens (muito charmosas por sinal) têm o mínimo de plástico possível e quando têm, provavelmente são  plásticos reaproveitados de compras feitas para o atelier. Pra mim esse é só o primeiro passo para mudanças ainda maiores que queremos alcançar. 

Falar com nossos clientes sobre o que eles consomem, sobre como é feito e qual o compromisso que temos com eles e com o mundo é uma parte importante do trabalho aqui na Zilah Joias & Sutilezas. Por isso, espero que possamos nos falar muitas e muitas vezes e fazer desse blog um belo instrumento de trocas e de comunicação.

Com carinho,

Zilah

 


Postagem anterior Postagem seguinte


  • Mari Beltrão em

    Que lindo Zi ! Esse texto nos mostra toda a alma e a chuva de sentimentos bons que você coloca no seu trabalho. Muita luz diante de todo teu caminho. Sou apaixonada pelas suas peças, as minhas formam o meu pequeno tesouro cheio de amor. A lista de desejos não acaba ☺️Vida longa e próspera a Zilah Joias e Sutilezas 😘😘

  • Ivi Borges em

    que bacana, amo muito sua loja!


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados