Como saber a medida do seu anel

Se você ainda não sabe qual a numeração do seu anel, existem algumas formas de descobrir e para isso farei o possível para te ajudar.

Aneleira

Na minha opinião, a melhor forma de saber essa medida é com uma aneleira utilizada como padrão pela loja. Esta aneleira está disponível para envio gratuito na compra de anéis em ouro e basta solicitá-la por email (zilah@joiasesutilezas.com). Caso sua compra seja de anéis em prata, cobramos apenas o valor de custo para enviar a aneleira antes de enviar seu anel pronto.

Basta clicar aqui e realizar a compra da aneleira.

Mas se isto não for viável no seu momento, existem maneiras caseiras de descobrir medidas de dedos e anéis. 

 

Tabela de Medidas

Desenvolvi uma tabela de medidas com base nos tamanhos padrão de anéis segundo a ABNT. Para saber sua medida utilizando a tabela, você precisará imprimir o arquivo abaixo no tamanho completo, preferencialmente em uma folha A4. 

Após impressa a tabela, confira com uma régua comum se as medidas indicadas na régua da parte inferior da página conferem.

Feito isso, se as medidas conferirem, você deverá posicionar o aro do anel sob os aros desenhados. O tamanho correto é o tamanho em que o aro do anel ficar totalmente posicionado sobre o aro desenhado.

Não posicione o anel sobre o monitor, isto não vai funcionar.

 

Medida com barbante ou fita

Utilize um pedaço de fita ou barbante e envolva o dedo escolhido.

Marque o encontro das duas extremidades.

Meça o tamanho marcado com uma régua e informe esta medida como base para a confecção do anel. 

Particularmente, considero este o método mais passível de erro. Aconselho que seja feito com um método complementar (ilustrado na última foto da sequência), que pode ser medir o diâmetro interno do anel em uma régua.

 

Bastão medidor

O bastão medidor é uma ferramenta que também é comumente usada em joalherias e ateliês. Nele você tira a medida diretamente do anel de forma mais precisa. 

Você pode ter acesso a um em qualquer joalheria.

Vale lembrar que nenhum dessas formas é tão eficaz quanto medir seu tamanho em uma aneleira utilizada pela loja, mas todos estes são métodos que costumam funcionar bem com baixíssima margem de erros quando bem executados. Durante todo o processo você pode tirar dúvidas e enviar fotos para confirmar se tudo foi feito corretamente.

Algumas dicas:

Alianças e anéis de noivado ou compromisso, normalmente são usados no dedo anelar da mão direita. Já as alianças e anéis de casamento, normalmente são usados no dedo anelar da mão esquerda. Mas isso são apenas convenções sociais, aqui vale o que seu coração manda.

 

x
x